No atual momento de desaquecimento econômico, devido ao cenário pós pandemia de Covid 19, muitas empresas estão em busca de redução de custos para estabilidade ou até mesmo a manutenção do negócio.

Os valores pagos em salários, encargos trabalhistas, horas extras, podem pesar muito no bolso do empresário, visto que, a folha de pagamento muitas vezes representa o maior custo de uma empresa.
O grande desafio é justamente cortar custos sem demissões, já que muitas vezes, a empresa precisa de mais colaboradores, entretanto, não tomar nenhuma medida, pode acarretar em grandes impactos negativos nas finanças, comprometendo o crescimento e investimento no negócio.
Confira nossas dicas para reduzir os custos com a folha de pagamento de funcionários e ainda contratar novos talentos para a sua empresa.
Otimize a jornada de trabalho
Uma jornada de trabalho otimizada significa fazer mais em menos tempo, para isso, é importante que a equipe saiba exatamente quais trabalhos devem executar. Engaje o time, delegue tarefas, estabeleça metas e proponha prazos. O resultado será um ganho em produtividade.
Invista em tecnologia
Muitos trabalhos rotineiros podem ser simplificados por meio de sistemas ou softwares de gestão, procure soluções tecnológicas que agreguem ao seu nicho de negócio.
Reduza ou acabe com horas extras
Um vilão no aumento significativo na folha de pagamento é a realização de horas extras, no entanto, isso não significa mais resultados para sua empresa, muitas vezes as horas extras são realizadas por funcionários que não tem uma boa gestão do tempo e boa produtividade. Outras vezes alguns colaboradores estão sendo sobrecarregados pela ineficiência da equipe.
Contrate estagiários para oxigenar a equipe
Sabe-se que na folha de pagamento dos funcionários está presente um alto custo com encargos trabalhistas e sociais, no entanto, ao contratar estagiários, sua empresa agrega novos talentos ao time, com uma grande vantagem, o não pagamento de encargos trabalhistas de qualquer tipo. Isso significa na prática que, sua empresa ficará isenta de todos os encargos contidos na C.L.T – Consolidação das Leis Trabalhistas, entre eles podemos citar: FGTS, INSS, 13º salário, férias + 1/3, contribuições sociais (PIS/Cofins), estabilidades ou benefícios exigidos pelas convenções sindicais.
Ao contratar um estagiário, sua empresa pode contar com um jovem talento em busca de oportunidade, sem vícios e com grande interesse em aprender e se desenvolver dentro da empresa.
O estagiário pode realizar diversas atividades, entre elas: atendimento ao cliente, vendas, rotinas administrativas, reposição e organização, controle de estoque e almoxarifado, entre outras atividades operacionais. A empresa poderá contar com o estagiário por até 6 horas diárias e 30 horas semanais.
Contrate um estagiário com o Instituto Alesco e conte com um especialista em estágios, oferecemos uma solução completa para sua empresa não se preocupar com nenhuma etapa do processo de contratação de estagiários. Tudo de forma rápida, segura e eficiente. Saiba mais aqui!